Reumatologia infantil é a área da medicina que estuda as doenças reumáticas na infância e adolescência. Entende-se por doença reumática as condições que afetam o tecido conjuntivo, ou seja, articulações, músculos, ossos, tendões e ligamentos.
As doenças reumáticas se apresentam de diversas formas e compreendem um espectro amplo de manifestações, que vão desde inflamação em articulações (artrite), passando por febre de causa desconhecida a comprometimento de vários órgãos, como pele, olho, pulmão, coração e rim. Quando essas doenças não são reconhecidas precocemente, há atraso no tratamento podendo ocasionar dano permanente a órgãos e redução da expectativa de vida.
Algumas doenças reumáticas têm como principal sintoma a artrite. Como exemplo, temos a artrite idiopática juvenil, conhecida como artrite reumatoide juvenil, a artrite reativa e a febre reumática. Outras apresentam como característica o comprometimento multissistêmico (comprometimento de mais de um órgão), como lúpus, dermatomiosite juvenil e esclerodermia sistêmica. Há também doenças que tem como manifestação predominante a inflamação do vaso sanguíneo, chamadas de vasculites primárias, como a púrpura de Henoch-Schönlein, doença de Kawasaki, doença de Behçet, arterite de Takayasu, poliarterite nodosa e as vasculites associadas ao ANCA. Essas doenças são denominadas de doenças autoimunes, ou seja, são doenças em que o sistema de defesa do organismo reage contra os tecidos do próprio corpo e onde há uma elevada produção de auto-anticorpos.
Um outro grupo de doenças é o das síndromes autoinflamatórias, onde não há produção de anticorpos contra os tecidos do corpo, porém há inflamação exagerada e a principal manifestação é a febre recorrente ou contínua. Exemplos de doenças autoinflamatórias são: PFAPA (febre periódica associada a estomatite aftosa, faringite e adenite), febre familiar do mediterrâneo, síndrome da hiper IgD, TRAPS (síndrome periódica associada ao receptor do TNF), CAPS (síndromes periódicas associadas a criopirinas), osteomielite crônica não infecciosa e AGP (artrite granulomatosa pediátrica).
Outro grupo de doenças está relacionado a dor em membros, onde se enquadram a dor de crescimento, a síndrome de hipermobilidade, a sinovite transitória de quadril e a fibromialgia. Cada doença tem uma abordagem específica e o tratamento deve ser individualizado para cada paciente.
Veja alguns artigos
• Dor de Crescimento
• Artrite crônica da infância – Artrite idiopática juvenil (AIJ)
• Lupus eritematoso sistêmico
• Principais Vasculites na infância
Confira as Dúvidas mais frequentes