Pais envolvidos na criação dos filhos

Pais envolvidos na criação dos filhos

Pais envolvidos nos primeiros meses de vida dos bebês contribuem para o seu desenvolvimento. Isso é o que diz vários estudos sobre o tema e as explicações para essa contribuição positiva é que os pais tem uma forma única de falar e interagir, e assim oferecem diferentes estímulos para esse bebê. Enquanto as brincadeiras da mãe são mais tranquilas e carinhosas, as do pai tendem a ser mais enérgicas e estimulantes; enquanto a mãe conversa com o bebê em tom suave, o pai emite um timbre mais grave.

Quando há envolvimento do pai no início da vida dos bebês, a formação de vínculo pai-filho se fortalece e a confiança do pai na educação desse filho ao longo dos anos aumenta. Além disso, os pais que assumem a divisão das funções na criação do bebê contribuem para aliviar o estresse físico e emocional da mãe e também para melhorar a harmonia familiar. Ainda retribuem a si próprios, pois é inegável que pais confiantes e realizados possuem um elevado nível de satisfação pessoal. Imagina a felicidade de um pai chegando em casa e conseguindo acalentar o bebê chorão quando a mãe já está esgotada.

A conclusão é que os diferentes estímulos oferecidos pela figura materna e paterna se complementam, contribuindo para o bom desenvolvimento da criança. Gosto bastante de um artigo da Academia Americana de Pediatria que fala sobre a importância da proximidade do pai com o bebê para o fortalecimento desse vínculo. Vale a pena dar uma olhada! Segue o link:

http://pediatrics.aappublications.org/content/pediatrics/102/Supplement_E1/1253.full.pdf